Parto Natural

Parto compartilhado

Toronto_verão_2013:
Outro dia a Doula que presenciou o parto da Luna, me pediu para que fosse num centro de maternidade dar um depoimento sobre minha história. Ela se tornou instrutora de Hypnobirthing após o meu parto e ficou feliz quando aceitei de pronto estar presente no encontro. Foi a segunda vez que compartilhei com muitos casais a nossa mais empoderadora experiência de vida: o parto natural. A primeira ocorreu quando a Luna tinha dois meses, no próprio lugar onde fizemos o curso, encontramos novos casais para contar nossa saga. Fui porque acredito que só o reforço positivo constrói, acredito que um dia as mulheres vão tomar de volta as rédeas do seu corpo e poderão fazer escolhas sem o filtro do medo ou do desconhecimento.  Fomos e voltamos para casa em 1h30, na época, a Luna mamava de duas e duas horas…era inverno, silêncio cedo da noite.

Agora é verão, oito meses, outra viagem…Naquele fim de tarde, a sala estava cheia, mais do que poderia imaginar. Fiquei envergonhada no começo, mas no final, ficou tudo bem. Costumo falar rápido mesmo em inglês, sempre tenho que pedir que me parem caso não me entendam. Contamos nossa história de parto desde a concepção. Uma moça me perguntou quando eu tinha decidido ter um parto natural. Fui sincera: foi quando ‘dei um google imagens na palavra Epidural’…risos na sala…sério, gente, ver aquelas fotos de mulheres de costas tomando aquela injeção do tamanho de um bonde na coluna! Coragem colega! Tenho problemas com agulha. Me encagacei e resolvi que faria sem, a todo custo. Foi aí que encontrei informações sobre o Hypnobirthing…

Foi uma conversa boa sobre tudo que passou naquela época…e faz apenas oito meses. Parece uma vida. Luna interrompia o papo fazendo uns gritinhos. No fim, foi bem emocionante rever Alison, a Doula. Ela não acreditou no tamanhão da Luna. Incrível rever alguém que tu não conhece muito bem e esteve ao teu lado num momento tão crucial como esse…além dela, de profissional, mais as duas midwives.

E ela ainda relatou o que viu, e foi tão querida ao contar coisas que eu sequer lembrava. Contou aos futuros pais a importância da participação efetiva do companheiro e do quanto o meu tinha sido amoroso e presente…”ele falava coisas em português para ela no ouvido, mas eu não entendo português e não poderia dizer o que ele disse, mas pareciam lindas palavras…” Cenas que ela descreveu agora irão compor meu cenário daquela noite inesquecível, a noite que Luna se apresentou para mais uma vida na terra.

Bom compartilhar histórias de parto, para as mulheres sentirem que ainda são capazes de escolher outras coisas além das que estão sendo facilmente oferecidas como regra. Saímos da sala, daquela sala cheia de ocitocina e bebês aquáticos-flutuantes, bem leves e agradecidos. Nossa experiência de parto foi boa do começo ao fim, excepcional eu diria. Nunca tinha feito algo tão bem na vida, algo de que não mudaria nada, nenhum detalhe sequer. Foi a primeira vez que esse sentimento me ocorreu. Espero que ele volte muitas vezes…

Quando Luna nasceu eu já era passarinha migrante retirante, morando em Toronto e com o coração solto no mundo. Vivo querendo dar um tombo na rotina e sair voando por ai, sem rumo. Um dia me defini como gaúcha, colorada escorpiana e advogada. Hoje não tenho mais pretensões definidoras. Já entendi que somos transformações pesáveis. Sou um pouco escritora, fotógrafa amadora, inquieta faceira e viajante por qualidade de alma. Ser livre, pelo menos acreditar que tenho escolha é o que me faz viver e crer que a vida é boa. Estou aqui online, mas sou quase analógica. Movida a vinho, lápis, livro e caderninho. Chamego e leveza são palavras que me abraçam. Abri esse canal pra conversar contigo. Quero saber de ti...o que te move, corazon?

0 comentário em “Parto compartilhado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: