Infância

O que uma criança precisa de verdade?

Estava tomando um suco no Dona Vitamina, em Pinheiros, São Paulo. Quando tento convencer a Luna, então com menos de dois anos, a fazer algo. A pessoa ao lado começa a conversar com a pequena de um jeito tão empático e direto, que enredamos uma conversa sem fim. Descobri que Fernanda tinha um filho também e que estava virando sua vida profissional…contou do Playground da Inovação que estava criando e vi nos seus olhos toda profundidade daquilo que há tempos me intrigava: a necessidade de encarar o brincar e o tempo livre como coisas fundamentais e saudáveis no desenvolvimento de uma criança. De setembro pra cá, acompanho seu trabalho.
Mergulhe nas suas percepções…
” Vinte anos atuando como psicóloga de crianças e de adolescentes. Quatro anos como mãe. Já vi e ouvi muitas coisas… Mesmo assim, tenho ficado intrigada com um frequente comentário que muitas mães e pais de crianças pequenas têm feito atualmente. “Meu filho precisa sentir desde cedo que a vida é difícil De fato a vida é difícil. Para alguns mais… Para outros menos.
Todos nós, em algum momento da vida, seremos arremessados em um oceano de problemas e de situações sofridas.
E serão nestas situações que precisaremos acessar dentro de nós algo precioso e muito poderoso: experiências positivas vividas na infância.
Lembranças impossíveis de serem lembradas. Mas possíveis de serem sentidas.
Bebês e crianças precisam vivenciar com regularidade momentos gostosos. Momentos que nutrem a alma em níveis profundos.
E que ficarão registrados para sempre. Como tatuagens na alma.
Eles serão as chaves para acionar a garra de viver necessária para superar as dores da vida.
(…)
Em tempos de profundas transformações no mundo, nossas crianças não precisam de tantas aulas de inglês, de tantos esportes, de tantos deveres de casa, de tanto conteúdo escolar, de tantas manhãs de sono interrompidas por horários escolares prematuros, de alfabetização precoce e nem de tantas expectativas por parte de nós, adultos.
Nossas crianças precisam, mais do que nunca, de momentos gostosos que possam nutrir as suas almas.
Precisam rechear seus bancos de dados internos com muitas experiências positivas de vida.
São estas experiências que darão à criança a capacidade de acreditar.
Acreditar que a dor vai passar, que ela pode confiar nas pessoas, que pode receber ajuda, que o mundo pode ser melhor e que um pouco de magia ainda existe…
Aí sim, quando a vida desafiar o seu filho de verdade, ele terá de onde tirar forças para enfrentar, resistir e se reinventar.”
Para ler mais desse belo texto de alerta escrito por Fernanda Fúria, clique aqui.
Autora do Playground da InovaçãoFERNANDA FURIA, psicóloga (PUC-RJ), Mestre em Psicologia de Crianças e Adolescentes (University College London/ The Anna Freud Centre- Londres), Especialista em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes (Instituto Fernandes Figueira- FioCruz- RJ), Pós-Graduada em Atendimento a Crianças e Adolescentes vítimas de Violência Doméstica (PUC-RJ). Foi professora assistente da The American School em Londres e é membro da The British Psychological Society.

Quando Luna nasceu eu já era passarinha migrante retirante, morando em Toronto e com o coração solto no mundo. Vivo querendo dar um tombo na rotina e sair voando por ai, sem rumo. Um dia me defini como gaúcha, colorada escorpiana e advogada. Hoje não tenho mais pretensões definidoras. Já entendi que somos transformações pesáveis. Sou um pouco escritora, fotógrafa amadora, inquieta faceira e viajante por qualidade de alma. Ser livre, pelo menos acreditar que tenho escolha é o que me faz viver e crer que a vida é boa. Estou aqui online, mas sou quase analógica. Movida a vinho, lápis, livro e caderninho. Chamego e leveza são palavras que me abraçam. Abri esse canal pra conversar contigo. Quero saber de ti...o que te move, corazon?

0 comentário em “O que uma criança precisa de verdade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: